Nossa História

Origem

É mais fácil compreender o que somos e aonde queremos chegar quando olhamos para trás, para as origens, e observamos toda a trajetória percorrida até o presente. Cada passo ou cada degrau constitui etapa importante de uma caminhada!

Ao olharmos para trás, nos enchemos de orgulho! São 50 anos de história recheados de comprometimento, amadurecimento, conquistas e realizações. A AECO foi fundada em 30 de novembro de 1964, como associação dos empregados da Companhia de Abastecimento do Estado de Minas Gerais (COMAG), logo após este absorver o Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DEMAE).

Em 1973, com a alteração da denominação de COMAG para COPASA, a AECO passa a chamar-se Associação dos Empregados da COPASA. A partir daí, a associação passou a evoluir junto com sua patrocinadora, se adequando ao crescimento do número de associados, às demandas específicas de cada época, à evolução tecnológica e às alterações impostas por mudanças legais e institucionais.

Objetivo

O objetivo da AECO é promover a qualidade de vida do seu grupo de associados por meio do esporte, lazer, informação, apoio à saúde e proteção à família. Este grupo é formado por funcionários (e seus dependentes legais) e aposentados da COPASA e suas subsidiárias.

Constituição Legal

1964

No dia 1º de agosto, é aprovada em Assembleia Geral o anteprojeto do estatuto da AECO – Associação dos Empregados da COMAG e eleita a sua primeira diretoria.

1974

Por meio de ato formal da sua presidência, a COPASA fortalece os laços de parceria e o seu papel de mantenedora da Associação, definindo-a como parte integrante do “Sistema de Benefício da COPASA”.

1975

AECO passa a denominar-se Associação dos Empregados da COPASA.

1979

A COPASA cria no dia 26 de setembro a AECO Administradora e Corretora de Seguros, com o propósito de oferecer aos associados diversas modalidades de seguros de vida, residência e de automóveis. Ir para a página de Seguros.

1980

COPASA determina a dinamização das atividades da AECO, com a inclusão de atividades como o cooperativismo, assistência social, congraçamento, promoção social, desenvolvimento de hábitos sociais sadios e de companheirismo, do esporte e do lazer, da cultura e da arte, dentre outros. Veja o Comunicado da Presidência.

1988

A AECO transfere sua sede da Rua Tomé de Souza, 503/ Sala 211, no bairro Funcionários, para a casa localizada à Rua Congonhas, 895, no bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte.

1990

A AECO cria o Clube Recreativo da AECO, localizado na Avenida Ximango, 800, Bairro Flávio Marques Lisboa, Barreiro de Cima, em Belo Horizonte. Veja mais informações sobre o clube.

1996

A AECO abre filial à Rua Domingos da Prata, 697, bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte, para atendimento às demandas de benefícios de saúde, e transfere a sede da associação para a Rua Mar de Espanha, 480.

2003

Mudança do atendimento do Programa Suplementar de Saúde dos Empregados da COPASA – COPASS SAÚDE, da Rua Mar de Espanha, 697 para a Rua Carangola, 531, no bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte.

2005

O Conselho de Administração da COPASA realoca na própria Associação os empregados da Divisão de Benefícios responsáveis pelos processos da AECO, realizando a divisão física das duas equipes de trabalho e definindo um gerente exclusivo para a diretoria da AECO.

2006

O Conselho de Gestão do Programa COPASS, a AECO e SINDÁGUA assinam ata de criação da Associação de Assistência à Saúde dos Empregados da COPASA – COPASS SAÚDE com autonomia administrativa, mas mantendo ainda na AECO as atividades de tesouraria e contabilidade.

2008

Com a criação das Aguas Minerais de Minas - AMMG e da COPANOR, empresas ligadas à COPASA, altera-se a denominação da AECO para Associação dos Empregados da COPASA, de suas Subsidiárias e Patrocinadas.

2009

COPASA designa diretoria (presidente e um diretor) para atuação em tempo integral na AECO.

2010

Formalização de Termo de Cisão pelas assembleias gerais da AECO e da COPASS – Associação de Assistência à Saúde do Empregado da COPASA, transferindo para esta última parte do patrimônio da AECO, referente ao Programa de Saúde Alto Risco.

2011

Finalização da primeira etapa de obras no Clube Recreativo da AECO, no Barreiro, inaugura dois toboáguas, um na piscina adulto e outro na infantil, além da repaginação das áreas comuns, que receberam novo paisagismo, tornando o local mais verde e acolhedor.

2012

Segurança dos frequentadores do Clube do Barreiro é reforçada com a criação de um sistema de controle de emissão de convites realizado exclusivamente na Casa da AECO.

2013

Inclusão de compra de combustíveis em postos de gasolina no conjunto de segmentos de mercado autorizados para compras por meio do cartão AECO com bandeira ECX Card, que permite o desconto em folha de pagamento.

2014

Realização do I JOIA – Jogos do Interior da AECO reúne em Almenara associados desse distrito e também de Diamantina, Teófilo Otoni e Salinas, para um fim de semana de disputas esportivas.

2015

Terceira etapa de obras no Clube Recreativo da AECO, no Barreiro, reforma área do restaurante com substituição da parte elétrica, hidráulica e pisos.

Estatuto

Já leu nosso estatuto?

Saiba um pouco mais sobre a associação, da admissão dos associados, dos direitos e deveres dos associados, da administração, dentre outros.

Clique abaixo e leia.

Governança Corporativa

Missão

Promover a qualidade de vida e bem-estar aos associados e famílias

Visão

Tornar-se imprescindível na vida dos associados e famílias, tornando-se referência no Terceiro Setor.

Valores

Valores
• Agir com ética e transparência
• Senso de coletividade
• Respeito, cuidado e isonomia no trato das relações
• Sustentabilidade do negócio
• Integridade
• Profissionalismo
• Inovação
• Desenvolvimento humano
• Responsabilidade Social

Diretoria

A partir de 09/04/2018
Diretor Superintendente
Pablo Duarte Lima

A partir de 18/12/2017
Presidente
Luciana Ataide Caribé Barbosa

01/06/2022
Conselho Fiscal
Presidente: Gabriel Estellita Lins Costa
Membro do Conselho Fiscal : Antônio Guido de Miranda

A partir de 1/08/1964

Albino Franco Barreiros, presidente;

Rosa Alice Santiago Musa de Brito, procuradora;

Renato Borges Martins, tesoureiro

 

A partir de 29/10/1974

Feliciano Lopes de Figueiredo, presidente;

Mauro de Souza Henriques, diretor;

José Gomes Ferreira, diretor superintendente;

Sérgio Eustáquio Ramos Minelli e Luiz Pires de Morais, diretores eleitos;

Conselho Fiscal: José Fernando Pontes, presidente; Antônio Lage Filho e Nativo Lourenço de Oliveira, diretores eleitos.

 

A partir de 6/08/1976

Presidente: Reinaldo de Castro Pires

Diretor: Bruno Leonardo Pirani

 

A partir de 02/08/1977

Reinaldo de Castro Pires, presidente; Bruno Leonardo Pirani, diretor; Sérgio Eustáquio Ramos Minelli, diretor superintendente; Luiz Pires de Morais e David José Resende, diretores eleitos; Conselho Fiscal: João Xavier Teixeira, José Fernando Pontes e Rosalvo Lanari de Pinho Tavares, diretores eleitos.

 

A partir de 03/05/1979

Ricardo José Fonseca Ferreira, presidente; Fernando Frias Villefort, diretor; Sérgio Eustáquio Ramos Minelli, diretor superintendente; Luiz Pires de Morais e David José Resende, diretores eleitos; Conselho Fiscal: João Xavier Teixeira, José Fernando Pontes e Rosalvo Lanari de Pinho Tavares, diretores eleitos.

 

A partir de 20/05/1980

Ricardo José Fonseca Ferreira, presidente; Fernando Frias Villefort, diretor; Sérgio Eustáquio Ramos Minelli, diretor superintendente; Francisco Ismar de Almeida e Noraldino Antunes, diretores eleitos; Conselho Fiscal composto por João Xavier Teixeira, José Fernando Pontes e Rosalvo Lanari de Pinho Tavares, diretores eleitos

 

A partir de 26/10/1995

João Bosco de Oliveira, presidente; José Marcionílio Soares Miranda, diretor superintendente; José Maria dos Santos, diretor; Fernando Antônio Ferreira, diretor; João Geraldo Nogueira, diretor; Conselho Fiscal: Francisco Ismar de Almeida

 

A partir de 25/05/2001

Carlos Megale Filho, presidente; José Marcionílio Soares Miranda, diretor superintendente; Jose Maria dos Santos, diretor; Bruno Rafael Teixeira e Sebastião Pinheiro Costa, diretores eleitos; Conselho Fiscal :Pacífico Augusto Vieira, Silvio Cabral dos Santos e Flávio Luiz de Souza.

 

A partir de 06/04/2005

Carlos Megale Filho, presidente; José Marcionílio Soares Miranda, diretor superintendente, José Maria dos Santos, diretor, Bruno Rafael Teixeira e Jeanne Kátia Ferreira, diretores eleitos; Conselho Fiscal: Pacífico Augusto Vieira, Sílvio Cabral dos Santos e Vicente de Paula Luiz de Souza

 

A partir de 22/05/2007

Presidente: Lúcia Maria Aguiar Garcia

Diretor Superintendente: José Carlos Ribeiro Amarante

Diretor: Haroldo Alves Nogueira

Diretores eleitos: Bruno Rafael Teixeira e Jeanne Kátia Ferreira

Conselho Fiscal: Pacífico Augusto Vieira, Sílvio Cabral dos Santos e Vicente de Paula Luiz de Souza.

 

A partir de 05/09/2007

Presidente: Lúcia Maria Aguiar Garcia

Diretor superintendente: José Carlos Ribeiro Amarante

Diretor: Haroldo Alves Nogueira

Diretores eleitos: Jeane Kátia Silva Ferreira e Rogério José de Paiva

Conselho Fiscal: Geraldo Magela Moreira Calçado, Reginaldo Vicente de Resende e Vicente de Paula Luiz de Souza

 

A partir de 03/12/2007

Presidente: Lúcia Maria Aguiar Garcia

Diretor: Haroldo Alves Nogueira

Diretora superintendente: Maria de Lourdes Gomes Cerqueira

Diretores eleitos:  Jeane Kátia Silva Ferreira e Rogério José de Paiva,

Conselho Fiscal: Geraldo Magela Moreira Calçado, Reginaldo Vicente de Resende e Vicente de Paula Luiz de Souza

 

A partir de 07/07/2009

Presidente: Veramaria Carvalho Franco

Dir. Superintendente: Maria de Lourdes Gomes Cerqueira

Diretor: Jonas Medina Rodrigues da Cunha – Diretor

Diretora eleita: Jeane Kátia Silva Ferreira –  Prorrogação de mandato

Diretor eleito: Rogério José de Paiva – Prorrogação de mandato

 

A partir de 01/03/2016

Presidente: José Marcionílio Soares Miranda,

Diretor: Jeane Kátia Silva Ferreira

Diretora superintendente: Maria de Lourdes Gomes Cerqueira

 

A partir de 01/03/2015

Presidente: Paulo Jorge da Costa

Diretor: Jeane Kátia Silva Ferreira

Diretora superintendente: Maria de Lourdes Gomes Cerqueira

Conselho Fiscal: Geraldo Magela Moreira Calçado, Reginaldo Vicente de Resende e Vicente de Paula Luiz de Souza

 

A partir de 09/09/2016
Diretor Superintendente

Presidente: José Marcionílio Soares Miranda,

Diretor: Jeane Kátia Silva Ferreira

Diretora superintendente: Samuel Castanheira da Silveira

GRCL – CONSELHEIRO LAFAIETE

Nome: THALLES CÁSSIO A DE OLIVEIRA

thalles.oliveira@copasa.com.br

GRPO – POUSO ALEGRE

Nome: VANILDE ROSA RIBEIRO

vanilde.ribeiro@copasa.com.br

GRVR – VARGINHA

Nome: Júlio César da Silva

julio.ribeiro@copasa.com.br

GRPM – PATOS DE MINAS

Nome: AMILTON MIGUEL SOARES

amilton.miguel@copasa.com.br

GRJB – JANAÚBA

Nome: RENAN VINICIUS DE ALMEIDA

renan.almeida@copasa.com.br

GRCV –CURVELO

Nome: Paulo Sérgio Costa

paulo.costa2@copasa.com.br

COPANOR

Nome: Thiago Meira de Figueiredo

Tel: 38 – 3229-5760

GRIP – IPATINGA

Nome: Ivanete Aparecida Xavier

ivanete.xavier@copasa.com.br

GRCA – CARATINGA

Nome: JOSÉ VIEIRA DE ABREU JÚNIOR

jose.junior11@copasa.com.br

NLBD – BOM DESPACHO

Nome: ELENICE MARIA COSTA

elenice.costa@copasa.com.br

GRDV – DIVINÓPOLIS

Nome: ANTÔNIO DOMINGOS SALDANHA

antonio.saldanha@copasa.com.br

GRSS – SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

Nome: ALEX GIMAR RIBEIRO

alex.ribeiro@copasa.com.br

GRLV – LAVRAS

Nome: FABIANA DA SILVA RAMOS

fabiana.ramos@copasa.com.br

NLLP – LEOPOLDINA

Nome: MARCO LUIZ TEIXEIRA

marco.teixeira@copasa.com.br

GRUA – UBÁ

Nome: VANDERLEIA CÂNDIDO NOGUEIRA

vanderleia.nogueira@copasa.com.br

GRFL – FRUTAL

Nome: SIDICLEI DE SOUZA OLIVEIRA

sidiclei.oliveira@copasa.com.br

GRAX – ARAXÁ

Nome: GILMAR SANTANA DA SILVA

gilmar.silva5@copasa.com.br

GRMC – MONTES CLAROS

Nome: FELIX VINICIUS FROES MEDEIRO

felix.medeiros@copasa.com.br

GRJA – JANUÁRIA

Nome: DIEGO ANTUNES DE FARIAS

diego.farias@copasa.com.br

NLSA – SALINAS

Nome: EDILSON FERREIRA LESTE

edilson.ferreira@copasa.com.br

GRTO – TEÓFILO OTONI

Nome: ALTEMAR RODRIGUES DOS SANTOS

altemar.santos@copasa.com.br

GRAL – ALMENARA

Nome: SINVAL JOSÉ PEREIRA

sinval.pereira@copasa.com.br

GRDT – DIAMANTINA

Nome: CELINA DE SOUZA OLIVEIRA

celina.bento@copasa.com.br

 

Código de Conduta

Clique abaixo para acessar o Código de Conduta Ética da AECO.

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Política de Proteção de Dados

A Política de Proteção de dados da AECO tem como objetivo estabelecer diretrizes para uniformizar os procedimentos da AECO no que concerne ao tratamento de dados pessoais em seus processos e a proteção desses dados, além de disseminar a cultura de segurança dessas informações em consonância com os seguintes princípios: legalidade, lealdade, transparência, integridade e confidencialidade.

Informações do Encarregado de Proteção de Dados da AECO:

Para contato com o Encarregado de Proteção de dados clique aqui.

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Perfil Organizacional

Organograma da Associação

Transparência

Demonstrações Financeiras

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Parecer Conselho Fiscal

Clique para acessar o Parecer Conselho Fiscal- exercício 2022.